Monday, September 29, 2008

Literatura, Artes e Identidade Nacional -- Do Modernismo à Actualidade (1)


Literatura, Artes e Identidade Nacional -- «Do Modernismo à Actualidade»
separata das Actas dos 3.ºs Cursos Internacionais de Verão de Cascais - 1996
Cascais, Câmara Municipal, 1997
Se olharmos para os oitenta anos que decorreram desde 1915, quando se publica a revista Orpheu, verificamos que, na maior parte deste período, a criação fez-se sob o controlo de uma censura severa, acompanhada da inevitável repressão dos criadores, menorizando o público.
Eloquente testemunho desta realidade deu-nos Jorge de Sena, em 1960: «Quem se debruçar sobre a literatura portuguesa -- e não só a ficção deste século -- não a entenderá se não souber entender tal situação trágica. Felizes os grandes e livres povos! Mas será que, quando esses povos discreteiam do que é a literatura, saberão, como nós sabemos, a que ponto ela pode não ser?» (1)
(1) «A literatura contemporânea de ficção», Estudos de Literatura Portuguesa, Lisboa, Edições 70, 1988, p. 44.
(continua)

2 comments:

Espaço Reflexo said...

Olá! O meu nome é Michel e ando a fazer uma pesquisa acerca de Ferreira de Castro e a influencia do jazz do Harlem na sua obra. Não consigo encontrar nada acerca disso, sei que ele escreveu um artigo na revista "Ilustração Portuguesa" chamado "A propagação do jazz-band". Onde será que consigo arranjar este artigo, ou mais informações sobre ogosto de Ferreira de Castro pelo jazz?
Grato pela sua atenção

Ricardo António Alves said...

Além da «Ilustração», deve ver também a revista «ABC» (alguns artigos estão sob o pseudónimo "Silvestre Valente").
Bibliografia Castro e Jazz: José Duarte, «Jazzé e Outras Música», Cotovia, Lisboa, 1994; Hélder Bruno de Jesus Redes Martins, «Jazz em Portugal (1920-1956)», Almedina, Coimbra, 2006.
O Museu Ferreira de Castro, em Sintra, tem os periódicos e o livro do José Duarte; se estiver em Lisboa, tente a Hemeroteca.
Cumprimentos.