Tuesday, April 10, 2012

As "Notas Biográficas e Bibliográficas" de Jaime Brasil (1931) (4)

Outro aspecto interessante no texto de Brasil é a caracterização física e psicológica de Ferreira de Castro. A fisionomia invulgar é descrita como «traços de uma ancestralidade eslava» (p. 7); inteligente, bondoso (p. 24), hipersensível por vezes (p. 32), era impulsivo no entusiasmo da suas causas, turvação que rapidamente se apaziguava, substituindo-se por uma atitude reservada e de ensimesmamento (p. 28). Castro muitas vezes se auto-caracterizou como um tímido, e muitos testemunhos seus contemporâneos dão nota dessa emotividade exacerbada até às lágrimas, em situações de perda ou confronto quando, por exemplo, era testemunha abonatória de presos políticos durante o Estado Novo (lembro-me, de repente, do testemunho de Alexandre Babo nas Recordações de um Caminheiro) e, principalmente, quando vinha ao de cima algo que evocasse o sofrimento por que passou nos anos da Amazónia.

2 comments:

HELENA AFONSO said...

OLÁ RICARDO, eu mencionei o livro de FCastro - A SELVA na minha reportagem sobre a AMAZONIA - lembro-me que comentou o meu post - estou de volta duma viagem á ÁSIA - CAMBOJA E VIETNAM - esta semana vou publicar nova reportagem sobre o CAMBOJA e vou novamente mencionar FCastro, que foi quem inspirou as minhas viagens,vou transcrever algumas passagens do livro dele "A Volta ao Mundo "
espero depois pela sua visita,
HELENA

Ricardo António Alves said...

Lá irei, Helena,
obrigado!