Tuesday, October 22, 2024

correspondências

(Raul Brandão a Ferreira de Castro) .../... «São raras efectivamente as pessoas que em Portugal estimam os meus livros, mas essas bastam-me, quando compreendem não o que vale a minha obra necessariamente imperfeita, mas o esforço que faço para arrancar alguns farrapos ao Sonho... // Creia-me sempre / ador e cama.da muito ogº [?] / Raul Brandão // Nespereira / Guimarães / 28 de Março 1922» 100 Cartas a Ferreira de Castro (1992 / 2007)

(Jaime Brasil a Ferreira de Castro e Eduardo Frias) .../... «E porque entendo bem o altivo grito de angústia, erguido nas primeiras páginas do livro, aqui vos dou, irmãmente, o abraço que traduz a minha admiração pelo vosso talento e a minha solidariedade nessa nobre revolta, contra o existente, o convencional, o medíocre. / Aceitai com os meus agradecimentos os protestos da muita admiração e estima pessoal do // cordialmente vosso / Jaime Brasil // 6.ª Feira-20-Junho [1924] Jaime Brasil, Cartas a Ferreira de Castro (2006)

(Ferreira de Castro a Roberto Nobre) .../... «Se você num momento de melancolia tiver desejo de escrever, escreva-me sobre o Algarve, as suas praias, os seus caminhos. Eu amo tanto a província que vivo nela por imaginação, vivo-a por impressões alheias, quando, como agora, não as posso viver por impressões próprias.» .../... Correspondência (1922-1969) (1994)

No comments: