Wednesday, January 30, 2008

Ferreira de Castro e o seu tempo - O ano de 1901 (#1)

Castro - Nasce a irmã Ludovina da Conceição (8/IV)

Texto - Raul Brandão, O Padre; Carlos Malheiro Dias, Os Teles de Albergaria; Eça de Queirós, A Cidade e as Serras (póstumo). Castro sobre Raul Brandão - Raul Brandão tem uma quantidade ínfima de leitores: -- tão diminuta quão muitos sentidos são necessários a compreender-se um grande. «Raul Brandão», Mas..., Lisboa, Edição do Autor, 1921, p. 32.






Confronto - Thomas Mann, Os Buddenbrook.












Contexto - João Franco cria o Partido Regenerador Liberal. Castro sobre João Franco (e D. Carlos I) - Peçam-nos que esqueçamos as injúrias, as perseguições, os desvarios e os despotismos daqueles dois personagens trágicos, fatais, na vida portuguesa, e nós encontraremos na alma bastante valor para esquecer, para olvidar... «Lograr a posteridade»[1924], Ecos da Semana -- A Arte, a Vida e a Sociedade, edição de Luís Garcia e Silva, Lisboa, Centro de Estudos Libertários / A Batalha, 2004, p. 9.
Pintura de 1901 - Gauguin, E o Ouro dos Seus Corpos. Castro sobre Gauguin - Tudo na sua vida e na sua obra parece teimar em demonstrar-nos que um homem, desde que abastado de virtualidades como ele era, pode chegar a grande pintor apenas porque deseja sê-lo. As Maravilhas Artísticas do Mundo [1959-1963], vol. III, Lisboa, Guimarães Editores, 1971, p. 301.

Museu d'Orsay, Paris

Música de 1901 - Rachmaninov, Concerto #2 para piano.




Rachmaninov toca o 2.º andamento, acompanhado pela Orquestra Sinfónica de Filadélfia, dirigida por Leopold Stokowski (1929)


Escritores de 1901 - Nascem José Régio (Vila do Conde, morre em 1969, na mesma cidade), Vitorino Nemésio (Praia da Vitória, morre em Lisboa, 1978); morrem Amorim Viana em Lisboa (n. Lisboa, 1822); Tomás Ribeiro em Carnaxide (?) (n. Parada de Gonta, 1831). Castro evoca Tomás Ribeiro - «À sombra de velhas árvores de Parada de Gonta, que ainda viram Tomás Ribeiro compor alguns dos versos do seu "D. Jaime", concluí "O Intervalo" em 3 de Setembro de 1936, já havia então guerra civil em Espanha.» «Origem de "O Intervalo"», Os Fragmentos, 2.ª edição, Lisboa, Guimarães & C.ª [1974], pp. 76-77.







Ecos de 1901 - Domício da Gama a Emília de Castro Eça de Queirós (Londres, 5/III) - Não é bom dar balanço aos minutos felizes e às horas amargas: ninguém resiste à depressão que trazem consigo esses momentos retrospectivos. Há gente que desejaria reviver a vida: são os sadios, os que ficaram de todo curados das suas grandes penas, tanto que a memória delas os não aflige. In Beatriz Berrini, Brasil e Portugal: A Geração de 70, Porto, Campo das Letras, 2003, p. 111.






Prémio Nobel da Literatura - Sully Prudhomme

No comments: