Um divertimento que vou apresentar na tertúlia informal dos III Encontros Castrianos, que se realiza todos os anos, em Maio, em Ossela, Oliveira de Azeméis, terra natal do escritor.
Metodologia e critérios. Serão consultadas obras de referência, de que irei dando conta, organizadas segundo o sistema de entradas alfabéticas. Não apenas dicionários de literatura, mas também repositórios de autores em sentido amplo, dicionários de história, e as duas principais enciclopédias.
Caracterizarei cada um dos verbetes que lhe são dedicados, e procurarei uma conclusão no final.
Não basta, porém, ficar pelo próprio Ferreira de Castro, há que confrontar o seu lugar nos dicionários em confronto com outros autores mais ou menos contemporâneos e ver, quantitativamente, o espaço que cada um ocupa. Para não misturar alhos com bugalhos, cingir-me-ei àqueles escritores que podem ser considerados essencialmente romancistas, ficando de fora autores como Raul Brandão, José Régio e Vitorino Nemésio, cuja bibliografia se espraia por vários géneros literários.
O ponto de partida será a segunda edição do Dicionário Universal de Literatura, de Henrique Perdigão, Porto, 1940 (a primeira edição, de 1935, restringia-se a autores já falecidos), sendo contemplados neste inventário apenas escritores que são já trabalhados por Perdigão
Tive de reduzir o plano inicial, que abarcava mais escritores, optando por dois romancistas de gerações anteriores, mas ainda em actividade à data das pesquisas de Perdigão: Manuel Ribeiro e Aquilino Ribeiro; dois contemporâneos de Ferreira de Castro: Assis Esperança e José Rodrigues Miguéis; e, finalmente, três outros da geração seguinte: Joaquim Paço d'Arcos, Alves Redol e Fernando Namora.
Mas quero ir ainda um pouco mais além, comparando estes lugares de Ferreira de Castro com os de outro escritor tal como ele muito discutido, mas também de indiscutível lugar de destaque no cânone literário português: Júlio Dinis.
No final, verei se fez sentido.
Em tempo (1-IV-2015): Incluirei também nesta prospecção Maria Archer. A maior ficcionista da sua geração, embora com muita obra publicada de temática africana (recolhas, ensaios), em literatura propriamente dita, foi na ficção narrativa que se distinguiu.
Em tempo (1-IV-2015): Incluirei também nesta prospecção Maria Archer. A maior ficcionista da sua geração, embora com muita obra publicada de temática africana (recolhas, ensaios), em literatura propriamente dita, foi na ficção narrativa que se distinguiu.
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